Ambiente
A utilização do Esferovite como material de isolamento térmico e de embalagem pode trazer importantes vantagens para o ambiente.
O ESFEROVITE COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO REDUZ O EFEITO ESTUFA
A utilização de Esferovite no isolamento térmico de edifícios proporciona uma poupança notável de energia, conduzindo a uma redução das emissões de CO2, contribuindo para atenuar o efeito estufa.
O efeito estufa produz-se devido à acumulação de certos gases (principalmente CO2) na atmosfera, que impedem que a radiação térmica emitida pelo planeta volte para o espaço. O aquecimento da atmosfera que daí resulta poderá, a prazo, produzir significativas e nefastas alterações do clima terrestre.
Presentemente, o consenso da comunidade científica, bem como os compromissos políticos assumidos, apontam para o controle do efeito estufa através da redução das emissões de CO2. 80% das emissões de CO2 são provenientes de combustíveis de origem fóssil, utilizados em grande parte para o aquecimento ambiente.
Um correcto isolamento térmico dos edifícios com Esferovite contribui para uma redução das necessidades energéticas, podendo reduzir as emissões de CO2 até 50%. Esta redução mantém-se ao longo da vida do edifício.
O ESFEROVITE COMO MATERIAL DE EMBALAGEM
As embalagens em Esferovite, para além de conferirem uma protecção completa aos produtos embalados, poupam combustível no transporte, pois o seu peso é muito reduzido.
As embalagens de Esferovite são higiénicas, podendo estar em contacto directo com os alimentos, pois cumprem todas as normativas sanitárias.
O ESFEROVITE É UM MATERIAL INERTE E INÓCUO
O Esferovite não danifica a camada do ozono. Não utiliza, nem nunca utilizou, no processo de fabrico gases das famílias HFC, CFC e HCFC.
O Esferovite não constitui substrato para fungos e outros microorganismos, não é solúvel em água, pelo que não liberta substâncias para o ambiente.
Esta característica do Esferovite permite que este mantenha inalteradas as suas propriedades durante a sua vida útil, permite o seu manuseamento sem qualquer precaução específica e sem constituir qualquer risco para os operários.
Permite também o emprego do Esferovite como material para acondicionamento de alimentos, pois o contacto directo não altera o sabor e cheiros dos mesmos, cumprindo toda a normalização sanitária, de segurança e higiene.
O ESFEROVITE CONTRIBUI PARA A SEGURANÇA DAS PESSOAS
Diversas aplicações do Esferovite, em capacetes, em flutuadores e coletes salva-vidas, no transporte de medicamentos, etc., contribuem para a segurança das pessoas.
O FABRICO DO ESFEROVITE É LIMPO
O fabrico e utilização do Esferovite não comportam nenhum risco para a saúde humana nem para o meio ambiente.
TECNOLOGIA LIMPA
O vapor de água é a fonte de energia utilizada no processo de fabrico. Na Europa, a maioria dos geradores de vapor funcionam a gás natural.
BAIXO CONSUMO DE ÁGUA
O consumo de água durante o fabrico do Esferovite é mínimo – por se tratar de um produto limpo, a água pode ser reutilizada muitas vezes.
AUSÊNCIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Os desperdícios gerados durante a produção são reintroduzidos no processo de fabrico. Não se verifica qualquer fluxo de resíduos para fora das fábricas, nem qualquer desperdício.
AUSÊNCIA DE EMISSÕES CONTAMINANTES
As emissões para a atmosfera do processo de fabrico são muito baixas; não se verificam emissões líquidas ou sólidas.
O Esferovite é 100 % reciclável.
O Esferovite representa uma pequeníssima parte dos resíduos sólidos urbanos (< 0,1 %).
O Esferovite encerra um alto poder calorífero (1 kg de Esferovite corresponde a 1,3 kg de combustível líquido) o que o torna propício para a recuperação energética através da incineração.
Em resumo, o Esferovite é um bom exemplo para o uso eficiente dos recursos naturais.